22/06/2023 Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura

Geração de Empregos | Decreto regulamenta o Programa Primeira Oportunidade

O prefeito Lucas Menezes assinou na manhã de hoje (22/06) o decreto executivo que regulamenta a Lei Municipal 4368/2023, assinada em 20 de abril, que instituiu a criação do Programa Primeira Oportunidade, um dos principais pontos de sua plataforma de gestão. Participaram do ato de assinatura os secretários Rafael Gonçalves (Administração) e Lucas Cabral (Desenvolvimento).
O programa criará, a princípio, 20 vagas para jovens entre 16 e 24 anos, sem vínculo empregatício anterior. A prefeitura pagará 50% do salário dos selecionados durante seis meses, cabendo à empresa inscrita o restante da remuneração, como forma de incentivar a geração de trabalho e renda para os mais jovens.
As empresas que assinarem o termo de adesão deverão indicar as vagas disponíveis e demonstrar a não redução do quadro de trabalho nos três meses anteriores, podendo ser empresário urbano ou rural.
O próximo passo será a publicação de um edital com os prazos e mecanismos de inscrição, tanto para os jovens interessados quanto para as empresas. Nos próximos dias, o secretário Lucas Cabral se reunirá com entidades empresariais como CDL e ACI para verificar em quais áreas há mais necessidade de mão-de-obra para este novo programa.