Mesmo debaixo de forte chuva, o fogo percorreu as ruas da cidade acompanhado por atletas da ASCORG e militares da Guarnição Militar Federal.
A 88ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria marcou, nesta sexta-feira (22/08), o início das comemorações dos 203 anos da Independência do Brasil em São Gabriel.
O momento mais aguardado foi a chegada da chama cívica à Prefeitura Municipal, conduzida pelo neto do homenageado local da Semana da Pátria, Davi Henrique Lemos Teixeira, em memória de Paulo Roberto Lemos (Paulinho da Educação).
Mesmo debaixo de forte chuva, o fogo percorreu as ruas da cidade acompanhado por atletas da ASCORG e militares da Guarnição Militar Federal.
Devido ao mau tempo, a participação dos alunos da rede municipal na corrida foi suspensa.
Após a solenidade, a chama seguiu para a 13ª Companhia de Comunicações, onde permanecerá até o dia 1º de setembro, quando será levada à Praça Dr. Fernando Abbott para a abertura oficial da Semana da Pátria 2025.
O prefeito Lucas Menezes e a vice-prefeita Sandra Weber receberam a fagulha simbólica das mãos do jovem condutor.
A cerimônia reuniu ainda o tenente-coronel João Carlos de Almeida Lima (comandante da Guarnição Militar Federal), o tenente-coronel Alexandre Wagner de Almeida e Silva (6º BE Cmb), o major Victor Torres Kumm (13ª Cia), a vereadora Juliana Medeiros, secretários municipais e representantes da Secretaria de Educação.
Em nome da família, a filha do homenageado, Ângela Lemos Teixeira, agradeceu a distinção e ressaltou o legado deixado por Paulinho da Educação, especialmente no serviço público e no ensino.
Neste ano, a Semana da Pátria em São Gabriel presta homenagem a Paulo Roberto Lemos no âmbito municipal; ao Grêmio Náutico União, em nível estadual; e, em nível nacional, ao bicentenário de nascimento de Dom Pedro II.
Para o prefeito Lucas Menezes, a data é um momento de reflexão e patriotismo:
“A Semana da Pátria é um momento de fortalecer no íntimo o amor à Pátria e a devoção ao que representa o nosso país. O Brasil está acima de todos e deve ser reverenciado sempre, lembrando que nossa grande nação está acima de qualquer interesse privado ou particular.”