Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
13/10/2025 Secretaria da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Campanha Outubro Rosa apresenta homenagem a mulheres em tratamento e mensagem de esperança

Elas são as protagonistas do documentário e da exposição fotográfica “Mulheres que Inspiram”

A Prefeitura de São Gabriel abriu oficialmente, na manhã desta segunda-feira (13/10), a Campanha Outubro Rosa 2025, em cerimônia realizada no saguão do prédio da Prefeitura. O evento contou com a presença do prefeito Lucas Menezes, da vice-prefeita Sandra Weber e do secretário municipal da Saúde, Ricardo Coirolo. Também participaram os secretários da Fazenda, Artur Goularte; da Administração, Lucas Cabral; o secretário-geral de Governo, Márllon Mendes Maciel; e a procuradora jurídica, Michele Maciel, além de servidores municipais e membros da comunidade.

 

Um dos momentos mais emocionantes da solenidade foi a apresentação do vídeo institucional produzido pela Secretaria da Saúde, que traz depoimentos de quatro mulheres em fase de tratamento contra o câncer. Elas são as protagonistas do documentário e da exposição fotográfica “Mulheres que Inspiram”, aberta oficialmente durante o evento e que permanecerá em exibição no hall da Prefeitura até o dia 31 de outubro.

 

Em seus relatos, as participantes compartilharam experiências sobre o enfrentamento da doença, ressaltando a importância do diagnóstico precoce e do autoexame. Também destacaram o papel essencial dos profissionais de saúde da Santa Casa de Caridade e da Policlínica Brandão Júnior no acolhimento e tratamento das pacientes.

 

Ao declarar aberta a campanha, o prefeito Lucas Menezes reforçou o compromisso da administração municipal com o cuidado da saúde feminina e destacou a relevância do diagnóstico precoce como forma de combater o câncer.

O secretário Ricardo Coirolo enfatizou que a palavra que define o Outubro Rosa é “esperança”.

 

“Temos que ter sempre esperança de que as coisas vão dar certo. A prevenção é fundamental e pode salvar vidas. Um simples toque, uma simples consulta, pode fazer toda a diferença”, afirmou.

 

A vice-prefeita Sandra Weber destacou a importância de ampliar o alcance da mensagem da campanha.

 

“Precisamos que todas compreendam a importância do autoexame e da prevenção. Esse trabalho de divulgação vai ajudar muitas outras mulheres a buscarem o diagnóstico no momento certo”, declarou.

 

Durante o evento, o vereador Sildo Cabreira participou a convite das pacientes e apresentou um projeto de lei que visa promover ações de conscientização sobre o câncer de mama nas escolas municipais. O documento foi entregue oficialmente à vice-prefeita Sandra Weber e já foi protocolado na Câmara de Vereadores, onde aguarda análise e votação.

 

A abertura da Campanha Outubro Rosa 2025 marcou o início de uma série de atividades programadas pela Secretaria Municipal da Saúde ao longo do mês, voltadas à prevenção, valorização da vida e fortalecimento da rede de apoio às mulheres.

Outras Notícias