Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal

Igreja Matriz

COMPARTILHAR

O prédio levou quase um século para ser construído, idéia dos primeiros fundadores de São Gabriel. Isso aconteceu quando o exército de Barbacena passou por São Gabriel. Na ocasião o Capitão Seweloh levantou um croqui da povoação e assinalou o terreno para a construção da Igreja. Desenvolveu o Projeto conhecido como ?Projeto para Capela Nova?.

Várias comissões trabalharam durante dezenas de anos com a cooperação dos paroquianos, dos poderes provinciais e imperiais, mas somente em 14 de março de 1863 foi lançada a pedra fundamental da Igreja Matriz, sendo as primeiras argamassas postas pelo General João Propício Menna Barreto, na época futuro Barão de São Gabriel e Antônio Martins da Cruz Jobim, Barão do Cambaí.

Segundo informações dos historiadores gabrielenses não existe uma idéia precisa da data do início do Ministério Sacerdotal da Igreja Matriz.

Sabe-se que esteve na Igreja Matriz o Bispo Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão, de 22 a 26 de abril de 1892, onde realizou sacramentos e prédicas doutrinárias.

O Monsenhor Henrique Rech que chegou em são Gabriel em 4 de setembro de 1906 fez uma remodelação completa da parte interna da Igreja, realizando na ocasião a pintura dos painéis da Via Sacra, das paredes e do teto, realizado pelos pintores Guilherme Shumacher e Ricardo E. Wagner.

A igreja Matriz de São Gabriel guarda os restos mortais do Monsenhor Henrique Rech desde de 5 de dezembro de 1990. Os restos do Monsenhor estão depositados num nincho nas paredes internas da nave superior da Igreja Matriz.

A inauguração da Igreja aconteceu no dia 7 de julho de 1924 permanecendo até os dias atuais, sofrendo nos anos 70 algumas mudanças na pintura do prédio.