Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal

Igreja do Galo

COMPARTILHAR

Igreja Nossa Senhora do Rosário, Igreja do Bonfim era conhecida na sua história como Igreja do Galo, foi o primeiro templo de alvenaria levantado em São Gabriel no ano de 1817.

Na sua cúpula um galo de bronze dava-lhe um perfil inconfundível no contexto arquitetônico da cidade. O galo teria sido trazido para São Gabriel pelo Marechal João de Deus Menna Barreto da Igreja São Miguel das Reduções Jesuítica, quando lá esteve como capitão em 1805.

Foi matriz dos primeiros habitantes da Capela Curada de São Gabriel, da vila e depois da cidade, perdendo a primazia em 7 de dezembro de 1924, quando foi inaugurada a atual Igreja Matriz.

Essa levou quase um século para ser concluída. A idéia surgiu dos primeiros fundadores de São Gabriel.

Teve seu galo roubado na noite de 11 de setembro de 1985, de onde até hoje se geram inúmeras lendas sobre o fato. O galo nunca mais foi recuperado.

No dia 13 de janeiro de 1846 o Imperador Dom Pedro II assistia a missa na Igreja do Galo durante os dias que aqui esteve. Também em 30 de agosto de 1865 novamente o jovem imperador esteve em São Gabriel, onde novamente assistiu missa pela manhã.

A Igreja do Galo passou a pertencer ao Patrimônio Histórico do município de São Gabriel com a Lei nº 1.649/89 - 17.10.1989.