15/03/2022 Vice-Prefeito

VICE-PREFEITO PARTICIPA DE ELEIÇÃO DA NOVA DIREÇÃO DA CODEPAMPA

Integração | VICE-PREFEITO PARTICIPA DE ELEIÇÃO DA NOVA DIREÇÃO DA CODEPAMPA

O vice-prefeito de São Gabriel, Lucas Menezes, participou nesta terça-feira, 15 de março, da Assembleia Geral do Consórcio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho (Codepampa) em Porto Alegre, que elegeu a nova diretoria do consórcio formado por quinze municípios das regiões Fronteira Oeste, Campanha e Central.  O presidente que sucede o prefeito de Lavras do Sul, Sávio Johnston Prestes (PDT) passa a ser o prefeito de Alegrete, Márcio Amaral (MDB), que terá como vice-presidente o prefeito de Bagé, Divaldo Lara (PTB).
No dia anterior, Lucas Menezes integrou uma comitiva de gestores municipais da região, juntamente com prefeitos e vice-prefeitos de Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Lavras do Sul, Rosário do Sul e Uruguaiana, em audiência com a diretora-presidente da Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Fepam), Marjorie Kaufmann. Em pauta, a adequação dos aterros sanitários e dos passivos ambientais dos municípios às novas normas e prazos de gestão de resíduos sólidos do Marco Regulatório de Saneamento Básico, assunto que também foi tema central da Assembleia da Codepampa
Os projetos de cada município da região para sanar os passivos ambientais e adequar seus aterros sanitários à nova modelagem da legislação estão sendo montados e discutidos de forma regional. Segundo Lucas, o objetivo comum do Consórcio é fortalecer a articulação dos municípios e captar recursos externos para a viabilização das soluções propostas.  “Estamos empenhados na busca de soluções conjuntas para que os municípios da região se enquadrem nas novas diretrizes da legislação, com foco na sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Nesta nova fase da Codepampa, São Gabriel deseja sucesso à nova gestão e o município seguirá comprometido com os objetivos institucionais do consórcio”, salientou.