06/04/2021 Secretaria da Saúde

SÃO GABRIEL TESTA 47% DE SUA POPULAÇÃO PARA O COVID-19

Com 29.553 testes realizados até a noite de segunda-feira, 6 de abril, São Gabriel é uma das cidades do Brasil que mais testou sua população, proporcionalmente ao número de habitantes.  A informação é do boletim diário do Covid-19 no município, emitido pelo Comitê Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde.

Esse montante de testes realizados no município, entre testes rápidos, testes RT-PCR e testes de antígenos, representa 47% de toda a população local, conforme a população atual do município, estimada em 62.874 habitantes (Famurs, 2021). “Quando somos uma das cidades que mais testa, isso acaba fazendo com que sejamos um dos municípios que mais rapidamente registra seus casos, e por isso nossos números parecem tão altos em relação aos de outros municípios, que por conta da pequena quantidade de testes, apresentam um retrato defasado de sua realidade”, ressalta o prefeito Rossano Gonçalves.

O Chefe do Executivo destaca ainda a parceria existente com a Universidade Federal do Pampa desde abril do ano passado, através do Curso Superior de Biotecnologia, que gerencia o Laboratório Iniciativa Covid-19, onde são produzidos e aferidos os testes RT-PCR dos pacientes de São Gabriel e região. Estes testes, mais precisos, tem seu resultado em 24 horas, diferente de outros municípios que chegam a aguardar cinco dias por tais resultados em outros laboratórios como o Lacen (Laboratório Central do RS).

De todo o montante dos 29.553 testes realizados até o dia 5 de abril, 5.582 testaram positivos para Covid-19, o que representa 8,8% da população, com 140 óbitos, o que equivale a 2,2% do número de habitantes, correspondendo à média de óbitos do Estado e da União.  Até esta data, já foram 12.063 doses aplicadas, sendo 10.319 pessoas vacinadas com a primeira dose (16,41% da população) e 1.744 imunizados com a segunda dose (2,77% da população).