24/02/2022

PREFEITO EM EXERCÍCIO PARTICIPA DE VISTORIA NA BARRAGEM JAGUARI

71% de execução | PREFEITO EM EXERCÍCIO PARTICIPA DE VISTORIA ÀS OBRAS NA BARRAGEM DO JAGUARI

O vice-prefeito Lucas Menezes, na função de prefeito em exercício de São Gabriel, participou, na manhã de quarta-feira (23/02), de vistorias as obras da Barragem do Arroio Jaguari. O evento ainda contou com a presença do secretário estadual de Obras e Habitação, José Stédile e participação dos técnicos da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional. Com investimento total de R$ 124 milhões até o momento, os trabalhos seguem em andamento previsto pelo governo do Estado, por meio da SOP.
A obra conta com 71% de execução total. A previsão é que a execução da parte física do empreendimento seja concluída no início de 2023.
Em janeiro deste ano, o governo do Estado anunciou aporte do Fundo de Recursos Hídricos de R$ 26,2 milhões para a continuidade das obras. Outros R$ 3,5 milhões serão aplicados nos projetos de construção de 150 quilômetros de canais da estrutura. O investimento integra o programa Avançar nas Obras e Habitação.
Além de São Gabriel, a barragem também atenderá aos municípios de Cacequi, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Rosário do Sul e Santana do Livramento. O empreendimento terá capacidade para irrigar 67 mil hectares, além de garantir o abastecimento de água à população.
A estrutura está sendo construída com recursos do governo Federal (75%) e contrapartida do governo do Estado (25%). A obra está a cargo da Sultepa Construções e Comércio Ltda. e a supervisão dos serviços é executada pelo consórcio Ecoplan Engenharia Ltda. e Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente Ltda.
"Essa obra beneficiará diretamente o nosso município de São Gabriel, tanto quanto para a segurança hídrica do nosso município, quanto com relação ao fornecimento de água para o nosso setor primário (a nossa agricultura). A gente sabe que a matriz produtiva do setor primário é muito importante para o nosso município e para a região, pois é geradora de riqueza, geradora de tributos e postos de trabalho. Essa obra será fundamental e, através dos seus canais, levará água até as propriedades da região. Nos próximos anos deveremos ter um aumento na produção, e um aumento na produtividade de toda essa região sul do Município, fruto da água que essa barragem poderá fornecer aos produtores rurais", argumentou Lucas Menezes.
Também participaram da reunião o diretor de Obras Hídricas do MDR, Francisco Igor Nunes e o chefe de gabinete do MDR, Fernando Diniz e os analistas de Infraestrutura, Marcelo Carvalho e Anderson Machado, além do prefeito de Lavras do Sul, Sávio Prestes; o prefeito em exercício de Rosário do Sul, Eduardo Ustra Ribeiro; os vice-prefeitos de Dom Pedrito, Diego da Rosa Cruz e de Lavras do Sul, Sérgio Edegar Nunes dos Santos; representantes dos municípios de Cacequi, Rosário do Sul e Santana do Livramento; bem como o assessor do senador Luis Carlos Heinze, Renato Gemello Bonadiman.