Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
26/11/2025 Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Lançamento do Projeto “Mel de Florada de Soja do Pampa Gaúcho”

Em um encontro marcado pela integração entre produtores rurais, pesquisadores, apicultores e representantes do setor agrícola, foi apresentado o Projeto Mel de Florada de Soja do Pampa Gaúcho

Em um encontro marcado pela integração entre produtores rurais, pesquisadores, apicultores e representantes do setor agrícola, foi apresentado o Projeto Mel de Florada de Soja do Pampa Gaúcho, uma iniciativa que une apicultura e agricultura em prol do desenvolvimento sustentável da região.

 

O evento, realizado na manhã desta terça-feira (25/11), reuniu o Prefeito Lucas Menezes, o Presidente do Sindicato Rural, Pedro Brenner, o Coordenador da Comissão do Mel da Farsul, Aldo Machado, o assessor da Presidência da FARSUL, Rodrigo Rizzo, o representante técnico de vendas da BASF, Gilberto Rossi, além de agricultores interessados em novas práticas que conciliem produtividade, preservação ambiental e fortalecimento econômico das comunidades rurais.

Também prestigiaram a abertura os secretários Geral de Governo, Márllon Maciel, e Agricultura e Desenvolvimento Rural, José João Barcellos.

 

 

Integração para um futuro sustentável

 

 

O projeto tem como eixo central a cooperação entre apicultores e produtores de soja, promovendo uma relação de parceria capaz de ampliar a rentabilidade das propriedades, melhorar a qualidade da produção agrícola e conservar a biodiversidade do bioma Pampa.

 

Segundo os organizadores, a florada da soja — até então pouco aproveitada para fins apícolas — possui grande potencial para a produção de um mel de alta qualidade, criando novas oportunidades de mercado e agregando valor à cadeia produtiva.

 

Perspectivas

 

 

A iniciativa começa com propriedades piloto, onde serão monitorados os resultados da interação entre colmeias e áreas de soja. A expectativa é que, comprovados os benefícios, o projeto seja ampliado para outras localidades do Pampa Gaúcho, fortalecendo ainda mais a integração entre agricultura e apicultura e impulsionando a economia regional.

Outras Notícias