26/12/2022 Secretaria de Desenvolvimento Rural

FORÇA-TAREFA PRA COMBATE À DOENÇA DE AUJESKY EM SUÍNOS

Sanidade Animal | MUNICÍPIO INTEGRA FORÇA-TAREFA PRA COMBATE À DOENÇA DE AUJESKY EM SUÍNOS

A identificação positiva de um caso de doença de Aujesky em um exemplar suíno de uma propriedade rural no interior de São Gabriel está motivando a organização de uma força-tarefa para avaliar e quantificar os potenciais focos, com pesquisa de campo e análises técnicas, com o envolvimento de técnicos do Ministério da Agricultura, Inspetoria de Defesa Agropecuária Estadual e Inspetoria Veterinária Municipal, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.   Na manhã desta segunda-feira, 26 de dezembro, reuniões entre técnicos das inspetorias do Estado e do Município trataram do plano de trabalho desta operação de verificação.
Segundo a diretora do Departamento de Defesa Sanitária e Animal (DDA) da Secretaria de Agricultura do Estado, Rosane Collares, a Doença de Aujesky é uma infecção viral que não é transmissível para o ser humano, mas pode acometer rebanhos e tem período de dois a seis dias de incubação, causando no animal sintomas como tremores, manchas roxas pelo corpo, febre, hipersalivação e outros sintomas, a depender de fatores como a cepa viral, estado imune do rebanho faixa etária dos suínos. A doença pode acometer porcos de criação e também suínos asselvajados, como os javalis, e pode também acometer animais domésticos em contato com as vísceras do porco, como cães e gatos, nos quais pode ser fatal. Nestes, o prurido e a automutilação tornam a doença conhecida como “peste de coçar”, e o óbito ocorre de dois a três dias após o aparecimento dos sintomas.
Nos próximos dias, técnicos de inspetorias veterinárias estaduais de regiões acostumadas ao manejo da criação de suínos, como o Norte do Estado, vão integrar a força-tarefa que vai visitar cerca de vinte propriedades do entorno da área de infecção, para colocar em ação o plano de contingência. “São Gabriel não é uma região que tenha a tradição de criação de suínos para exportação, portanto a situação não causará problemas sócio-econômicos, mas certamente exige atenção nos criatórios locais”, ressaltou Rosane. Em São Gabriel, a pecuária familiar de suínos é praticada especialmente em um cinturão próximo à zona urbana, além de propriedades de subsistência por todo o interior.
Nesta terça-feira, o servidor estadual Antônio Carlos Ferreira Neto, chefe de gabinete do secretário de Agricultura Domingos Jorge Velho, visita o prefeito Lucas Menezes para tratar de ações visando a contigência desta infecção suína e outras parcerias estratégicas.