23/09/2021 Secretaria de Segurança e Cidadania

ESCRITOR ROSSYR BERNY FALA EM ESCOLAS SOBRE LUTO DO TRÂNSITO

Semana Nacional do Trânsito | ESCRITOR ROSSYR BERNY FALA EM ESCOLAS SOBRE LUTO DO TRÂNSITO

O jornalista e escritor, Rossyr Berny, que vive em Porto Alegre desde 1973, está de volta a São Gabriel para participar das ações da Semana Nacional do Trânsito, iniciada no dia 18 e com encerramento marcado para esse sábado (25/09). As atividades estão sendo organizadas pela Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania.
Na terça-feira (21/09), à tarde, Rossyr proferiu palestra na Escola Municipal Mascarenhas de Moraes, em Catuçaba, atividade idealizada e coordenada pela diretora Maria Sodenir.
Pela manhã, as palestras foram ministradas pelo instrutor de trânsito Giovani Vieira dos Santos, do CFC Gabrielense, e pelo sargento da Brigada Militar, Ivan Alves Rodrigues, que falaram sobre conscientização e a importância do  respeito às leis de trânsito para a segurança e o benefício de condutores, pedestres, ciclistas e a população em geral.
Rossyr abordou o aspecto do luto pelas perdas fatais ocorridas no trânsito e as dores que as mortes trazem aos familiares. O escritor ainda aproveitou o encontro para declamar alguns de seus poemas.
VÍTIMAS NA FAMÍLIA
Rossyr relembrou duas grandes perdas em acidentes de trânsito.
Em 1973, sua irmã, de apenas 23 anos, morreu vítima de atropelamento quando se dirigia para a instituição onde lecionava na época (a então Escola Aquiles Porto Alegre).
Por iniciativa do então Vereador José Américo Teixeira, a escola passou a se chamar Professora Maria Carolina Berny de Oliveira, atualmente tendo como diretora a professora Simone Gama.
Em 1981, outra tragédia abalaria o escritor e sua família, com o atropelamento e morte de seu pai Ervandil Vieira de Oliveira, em frente à antiga Cooperativa dos Leiteiros. Ervandil era carroceiro e tinha ido até o local comprar ração para os animais.
A vítima foi atropelada, quando ainda estava na carroça, por uma máquina desgovernada (que estava sendo levada para conserto) na Rua Barão de São Gabriel, próximo a Vila Maria.
"Foram necessárias décadas para que pudesse perdoar quem tirou as vidas da minha irmã e meu pai", ao entender que foram acidentes e não havia intenção alguma de matar, explicou o palestrante.
Rossyr elogiou a iniciativa da direção da escola em promover encontros para a orientação por profissionais do trânsito e que os alunos possam conversar em suas casas, com seus familiares, sobre a necessidade da direção responsável.
Nesta sexta-feira (24/09), Rossyr Berny será um dos palestrantes presentes na Escola Carolina Berny. O escritor falará sobre o luto pelas perdas no trânsito, o perdão e o entendimento – mas destacando os cuidados para que tragédias não ocorram, traumatizando a todos, cada vez mais, dolorosamente.