29/04/2022 Prefeito Municipal

CHARQUEADAS BUSCA MODELO DE CONCESSÃO FEITO POR SÃO GABRIEL

Saneamento | CHARQUEADAS BUSCA MODELO DE CONCESSÃO FEITO POR SÃO GABRIEL

A experiência bem-sucedida de concessão pública dos serviços de abastecimento de água e esgoto para a iniciativa privada, feita pela Prefeitura de São Gabriel em 2010, tem sido objeto da atenção de dezenas de municípios gaúchos que estudam novos modelos de abastecimento com a iminente privatização da Corsan. Um destes municípios é Charqueadas, cidade de 41.107 habitantes na região metropolitana do Estado, que enviou autoridades municipais para conhecer a modelagem da concessão pública aplicada em São Gabriel, nessa quinta-feira, 28 de julho.
Em nome do prefeito Lucas Menezes, que estava em viagem, o procurador jurídico municipal Valdemir Jobim e o diretor de Licitações e Contratos da Procuradoria Jurídica, Paulo José da Silva Rosa, receberam o secretário de Administração e Planejamento Urbano de Charqueadas, Odair Abreu Fagundes, juntamente com a assessora jurídica municipal Melissa Boeira e a procuradora municipal Katiuska Porto Bortolli.
Há doze anos, o Município de São Gabriel, na terceira gestão do ex-prefeito Rossano Gonçalves, aprovou a criação de um Plano Municipal de Saneamento, que estipulou as metas de cobertura de serviço a serem obedecidas por quem vencesse a concorrência pública realizada posteriormente. Uma das metas assumidas pela empresa contratada é tratar 60% do esgoto até o final do ano 90% até 2024. “As obras de esgotamento sanitário em toda a cidade empregam 130 trabalhadores diretos e mais de 150 postos de trabalho indireto. “Nosso município não assinou o termo aditivo de renovação com a Corsan, e está estudando o caminho a ser tomado para assegurar o saneamento básico à população charqueadense. O modelo de São Gabriel é um ‘case’ de sucesso que merece a nossa atenção. São Gabriel está de parabéns por ter sido pioneira na busca de soluções para um tema que hoje é prioritário para os municípios gaúchos”, ressaltou o secretário Odair Fagundes.