29/11/2022 Secretaria de Assistência Social

Reunião inicial | ASSISTÊNCIA SOCIAL TRATA DETALHES PARA REALIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS POVOS DE TERREIRO

O governo municipal abriu as tratativas para realização da Conferência Municipal dos Povos de Terreiro. A data da etapa municipal ainda não foi definida, mas deverá acontecer antes de março de 2023. Já a 2ª edição da Conferência Estadual está confirmada para 8 de abril do próximo ano, em Porto Alegre.
Essas informações foram repassadas pelos representantes do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania, ligado a Secretaria Estadual de Igualdade, Cidadania e Direitos Humanos. A reunião aconteceu na segunda-feira (28/11), na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, com a presença da secretária Juliana Medeiros; coordenadora da Secretaria, Mireli Fiorenza; Diretor do Departamento, José Augusto Zaniratti; Coordenadora de Igualdade Étnico-Racial, Carmen Goulart; Coordenador de Políticas de Igualdade Étnico Racial, ; Rogério Barbosa; representantes da Auneafro, Tainara de Souza Nunes e do Conselho Estadual de Povos de Terreira, Homero Costa; e Catiucia Cavalheiro.
De acordo com o diretor do DDHC, José Augusto Zaniratti, a Secretaria está dialogando com os municípios do estado e informando os documentos necessários para que as conferências possam ser realizadas. Na II Conferência Estadual será eleito o novo Conselho, desativado desde 2018, composto por 64 conselheiros titulares e suplentes, representantes governamentais e da sociedade civil organizada – 40% das vagas são para representantes diretos do Povo de Terreiro, representantes das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Afro-Umbandista; 30% para representantes de organizações e de instituições representativas de direitos coletivos do Povo de Terreiro; e 30% são destinadas para representantes governamentais.