Conteúdo Principal
Os técnicos estão realizando a retirada dos 25 tubos do sistema para identificar o ponto exato do problema
Desde o dia 1º de novembro, quando o sistema de bombeamento do poço artesiano da Vila Tiarajú apresentou falha, nenhuma família ficou sem água. Isso só foi possível graças à atuação conjunta da Prefeitura de São Gabriel e da São Gabriel Saneamento, que estão garantindo o abastecimento diário da comunidade com caminhões-pipa.
Até o momento, mais de 150 mil litros de água potável já foram distribuídos.
Nesta quarta-feira (12/11), uma força-tarefa formada pela Prefeitura — por meio das Secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Rural e de Segurança e Cidadania —, pela São Gabriel Saneamento e pela empresa Padilha Assistência Técnica iniciou o trabalho de conserto do sistema de bombeamento do poço artesiano.
Embora o sistema da Vila Tiarajú não esteja dentro da área contratual da concessionária, o Governo Municipal viabilizou uma solução emergencial, após mediação entre a Associação de Moradores da Vila Tiarajú (Amotiá), a Prefeitura e a São Gabriel Saneamento. O objetivo é garantir que a comunidade tenha seu abastecimento restabelecido o mais rápido possível.
Os técnicos estão realizando a retirada dos 25 tubos do sistema para localizar, com precisão, o ponto exato da falha. A operação exige tempo e cuidado por se tratar de um trabalho minucioso, necessário para identificar se o problema está no cabo elétrico ou na bomba.
Caso seja necessário, será instalada a bomba anterior, que já passou por revisão e encontra-se pronta para uso.