São Gabriel, 21/07/2019

Conferência debate “Democracia e Saúde” em 21 de março

São Gabriel, 11/03/2019

Conferência debate “Democracia e Saúde” em 21 de março

Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Financiamento do SUS”, o Conselho Municipal de Saúde de São Gabriel realiza no dia 21 de março, a partir das 8 horas no Centro de Tradições Gaúchas Sentinela do Forte, a 4ª Conferência Municipal de Saúde. O tema do encontro é definido nacionalmente, dentro da estratégia de discussão dos conselhos nacional e estaduais que incentivam a participação popular na elaboração de políticas públicas e diretrizes para a área da Saúde em todo o país.

Dentre os eixos centrais de discussão desta conferência, estão os desafios impostos ao financiamento da Saúde nos Estados e Municípios com a Emenda Constitucional n.º 95/2016, a chamada PEC dos Gastos Públicos, que estabeleceu uma perda bilionária para o SUS em 2019. A conferência elegerá delegados para a 8.ª Conferência Estadual de Saúde, de 24 a 26 de maio, que por sua vez escolhe representantes para a 16ª Conferência Nacional, que transcorre de 4 a 7 de agosto de 2019 em Brasília. O Conselho Municipal de Saúde é presidido pelo fisioterapeuta Vanderlei Valdemar Somavilla. A conferência terá a presença do Secretário Municipal da Saúde, Ricardo Coirollo, e é custeada através do orçamento da pasta.