São Gabriel, 16/06/2019

Novos comandantes militares conhecem os museus da cidade

São Gabriel, 29/01/2019

Novos comandantes militares conhecem os museus da cidade

No dia 24 de janeiro, os novos comandantes das unidades militares que compõem a Guarnição Federal de São Gabriel conheceram os dois museus sob jurisdição da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, o Museu Gaúcho da Força Expedicionária Brasileira, no largo da Estação Férrea, praça Carlos Pereira, e o Museu Nossa Senhora do Rosário – Bom Fim, conhecido como Museu da Igreja do Galo, que reúne também o acervo do museu João Pedro Nunes.

Participaram da visita os comandantes: tenente-coronel Rocco Figueiró Rosito (9º RCB), tenente-coronel José Bráulio de Souza Terceiro (6º BE Comb) e capitão Eduardo Bordignon Luchini (13ª Cia Com), e o sub-comandante da 13ª Cia Com, capitão Yonezawa, e juntamente com eles o Chefe da Seção de Produtos Controlados do 9° RCB, major Junior Bernardo Caiuby, com seus auxiliares sargento Sampaio e Santana, e o Relações Públicas do 9º RCB, tenente Ammar de Ávila Khatib.

Durante a visita, os militares conheceram o acervo dos dois museus, sendo ciceroneados pela secretária de Desenvolvimento, Juliana Medeiros, e os curadores dos museus, professor Moisés Ferraz (Museu da FEB) e professor Fernando dos Santos (Museu da Igreja do Galo).

O Museu Gaúcho da FEB, inaugurado em 1992 pelo então prefeito Eglon Corrêa, possui acervo dos militares gaúchos que participaram da Força Expedicionária Brasileira enviada aos campos de batalha da Itália durante a Segunda Guerra Mundial, sob o comando do gabrielense marechal Mascarenhas de Moraes, e foi reaberto no ano passado após conclusão de reformas que tiveram a parceria da Guarnição Federal.

O Museu da Igreja do Galo foi inaugurado em 2009, no terceiro mandato do prefeito Rossano Gonçalves, após execução de projeto captado pelo Instituto Cultural Harmonia Gabrielense junto ao Ministério da Cultura. Os operários que trabalharam na obra foram formados através de um investimento de R$ 50 mil da Prefeitura, que pagou o curso do SENAI para formação em construção civil, naquele ano.
Os museus estão abertos à visitação pública sempre de terça a sábado, de 8h às 12h e das 14h às 17h em dias de semana e aos sábados, das 10h às 12h e das 14h às 17h.