Logomarca

Últimas notícias

São Gabriel, 14/11/2019

Museu Gaúcho da FEB

O Museu Gaúcho da FEB está localizado desde 1980 no prédio onde fora em outra época, a Estação Férrea de São Gabriel, edifício construído em 1906. Hoje, um monumento a grandes acontecimentos em São Gabriel nesse período, pois na época o trem era o canal de chegada da cultura, principalmente através dos jornais e revistas.

A estação era o local de encontros entre amigos que lá acompanhavam a passagem do trem, de Rio Grande a Cacequi ou vice-versa, passagem por outros ramais e outras cidades como a Capital. "Na estação fazíamos amizade, encontrávamos gente do interior e até surgiam namoros. Na época o encontro nas estações era o grande momento", comenta a gabrielense Geni Lemos de 67 anos.

Histórico do Museu Gaúcho da FEB

O Museu Gaúcho da Força Expedicionária Brasileira foi criado em Porto Alegre a 12 de janeiro de 1978.

Seu fundador foi o veterano da 2ª Guerra Mundial, tenente Antônio Reginato.

Primeiramente, funcionou em um prédio cedido pelo Exército Brasileiro, mais precisamente na Avenida João Pessoa, na capital do Estado.

Em 27 de junho de 1981, após a morte do Tenente Reginato, passou à responsabilidade da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira de Porto Alegre (ANVFEB - PA). Devido a vários fatores, o museu não mais ficaria em Porto Alegre e, através da aprovação pela Associação de Veteranos da FEB, na época presidida pelo tenente José Conrado de Souza, o museu foi doado ao município de São Gabriel, especialmente por ser berço do comandante da FEB Marechal Mascarenhas de Moraes.

Um dos motivos da referida doação, foi o fato de São Gabriel ter sido a cidade natal do Marechal João Batista Mascarenhas de Moraes, comandante da FEB na 2ª Guerra Mundial.

O Executivo Municipal então, envia o Legislativo municipal o Projeto de Lei Nº 1.880, que foi aprovado por unanimidade, sendo convertido em lei, proporcionando a instalação do Museu Gaúcho da FEB em São Gabriel.

LEI Nº1880/92 DE 16 DE JUNHO DE 1992.

Artigo 1º - Fica o Poder Executivo autorizado a receber, guardar e proteger, perenemente, o acervo histórico do Museu Gaúcho da FEB, que a Associação dos Veteranos da FEB doou ao povo de São Gabriel.

Na época era prefeito municipal o Dr. Eglon Meyer Corrêa e presidente da Câmara de Vereadores o vereador Caio Flávio Lopes Rocha.

A instalação do museu em São Gabriel ocorreu em 20 de novembro de 1992, ficando até agora no prédio a antiga Estação da Viação Férrea, cedido pela Rede Ferroviária Federal. Em julho de 2003, o acervo foi retirado para reformas no prédio (mantido nas unidades militares do município) especialmente por questões de segurança. O acervo retornou no mês de março de 2004, quando foi reaberto ao público.

O acervo do Museu é temático, e possui diversos documentos, fotos, condecorações e armas, da época da 2ª Guerra Mundial.

Nesse prédio, está localizado o Museu Gaúcho da Força Expedicionária Brasileira. O Museu Gaúcho da FEB foi criado em Porto Alegre no dia 12 de janeiro de 1978, pelo tenente Fabiano Antônio Reginatto num prédio cedido pelo Exército, na avenida João Pessoa.

Curiosidade: A linha férrea entre Cacequi e São Gabriel foi liberada em 28 de março de 1896.

A primeira locomotiva a vir até São Gabriel era conhecida pelo nome de Itapevi e a data da vinda foi a 28 de março de 1896.

Fotos

Copyright © 2017-2020 - Cópia do conteúdo autorizada desde que citada a fonte.
Horário de Atendimento: Seg à Sex, das 08:00 às 14:00