São Gabriel, 14/11/2019

Reserva Ecológica de São Gabriel - Sanga da Bica

Segundo historiadores, na cabeceira desta, localizada no centro da cidade, entre a Rua Juca Tigre e a General Câmara (seqüência da Av Antônio Trilha) teria tombado Sepé Tiaraju a 7 de fevereiro de 1756.

A partir do final dos anos 80 passou a receber a atenção especial de duas professoras de biologia (biólogas), que realizaram vários estudos em relação à vegetação nativa do local. Lurdes Zanchetta da Rosa e Jaci Rosa, dedicaram-se com alunos da Escola Estadual de Ensino Médio XV de Novembro a um trabalho amplo que resultou em Projeto de Lei apresentado pelo Vereador Caio Rocha, que aprovado tornou a sanga patrimônio Ecológico do Município.

A Sanga da Bica está localizada a 300 da praça Fernando Abbott na propriedade da Família Assis Brasil em área geográfica de 56.800m2 de Mata Nativa particularmente preservado. Dispõe de grande diversidade de plantas exóticas e nativas e principalmente arvores medicinais como ?Açoita Cavalo?, ?Pata de Vaca?, ?Chá de Bugre? e ?Araticum?.

É patrimônio Ecológico do município desde 27 de março de 1991 quando fora sancionada a Lei de Nº 1774/91 pelo Prefeito Eglon Meyer Corrêa.

Pontilhão Arcado - Na sanga ainda existem vestígios do Pontilhão Arcado construído no princípio de 1869, em plena Guerra do Paraguai. É uma arquitetura estilo romano, único no município.