Logomarca

Últimas notícias

São Gabriel, 27/11/2014

Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim abre as portas para 11ª Semana Nacional de Museus

São Gabriel, 08/05/2013


Programação é uma homenagem ao Dia Internacional dos Museus comemorado em 18 de maio

Com o tema “Museus (memória + criatividade) = mudança social” terá início na próxima segunda-feira, dia 13, a 11ª edição da Semana Nacional dos Museus. Em São Gabriel, o museu municipal, além de guardar acervos e relíquias que contam a história da cidade é um espaço aberto à cultura e ao aprendizado. As atividades que serão desenvolvidas nesta 11ª edição envolvem a participação dos alunos da Rede Municipal de Educação. As escolas estarão à frente da programação que conta com apresentações teatrais, banners, teatro de bonecos, e ainda, o resgate histórico da escravidão sob o olhar museal, que será apresentado pelos alunos da Escola Municipal Ferraz Neto.

De acordo com a responsável pelo Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim, Marilene Dotto, mais do que oferecer informação do passado, o museu é parte integrante da sociedade. “Trabalhamos diariamente para que este espaço seja agente de transformação social, aqui, tanto os alunos, como a comunidade que chega, são convidados a viajar no tempo e a ser transportados para realidades já vividas. Essa possibilidade, com certeza provoca mudanças de pensamentos e de conceitos e é isso que nós pretendemos ser uma ponte que promove o aprendizado e proporciona a conscientização cultural a cada cidadão que visita nosso museu”.  Marilene ressaltou ainda, que desde o começo de 2013, o Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim trabalha com conceitos que vem ao encontro do tema da 11ª Semana Nacional dos Museus, exposições que retrataram a escravatura e a realidade da Educação no passado, trouxe a memória e levou a comunidade gabrielense a pensar, incentivando a criatividade e conseqüentemente promovendo a mudança social. 

Confira a programação da 11ª Semana Nacional dos Museus que acontece de 13 a 18 deste mês, no Museu Municipal Nossa Senhora do Rosário Bom Fim (igreja do galo)

Na segunda- feira (13), o dia começa com a visitação da Escola Municipal Tarso Dutra a partir das 9h.

Terça feira, a partir das 16h acontece a solenidade de abertura oficial da semana, com a presença do prefeito Roque Montagner. 

No dia 15, quarta-feira, a partir das 9h, alunos do 7° e 8° anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ferraz Neto, vão instalar no museu o painel “A História da Escravidão sob o Olhar Museal da Escola Ferraz Neto”. Às 14h, o 5° ano da Escola José Lima apresentará a Mostra “10 anos de Copa no Museu”. Durante a quinta-feira, às 9h, a Escola Municipal Carlota Vieira da Cunha apresentará o tema “A Existência do Museu em São Gabriel”, durante a tarde, às 14h, a Escola Municipal Ginásio São Gabriel apresentará “O Meu Museu Particular” apresentado pelos alunos do 8° e 9° anos.

Na sexta-feira, dia 17, a Escola Marechal Deodoro apresenta o “Teatro de Bonecos: O Histórico do Museu Sob o Foco Infantil” e às 14h as séries finais da Escola Municipal Presidente Kennedy apresentam “O Resgate Histórico da Escola Presidente Kennedy na Perspectiva dos Museus”.

Sábado, 18 de maio, Dia Internacional do Museu, o local estará aberto à visitação pública. 

Saiba mais: Na quarta-feira, dia 14, será descerrada a pedra que oficializa o recebimento do acervo João Pedro Nunes, o qual permanece sob a guarda e zelo do Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim. Na ocasião, a equipe responsável pelo museu também receberá doações de peças históricas que farão parte do Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim.

A visitação escolar às atividades da Semana Nacional de Museus pode ser agendada pelo telefone: 3232 5279. Painéis e o material exposto pelas escolas permanecerão no museu para visitação pública até o fim deste mês. (Texto/Fotos: Sandra Lorenz).


Copyright © 2013
Cópia do conteúdo autorizada desde que citada a fonte.