São Gabriel, 31/10/2014

Diretores recebem informações sobre o Censo Escolar 2013

São Gabriel, 15/02/2013

Secretária de Educação, Nilvanês Jobim, esteve presente

Os diretores das 36 escolas da rede municipal de São Gabriel participaram hoje de uma reunião para esclarecimento do Censo Escolar 2013. O primeiro encontro, que contou com a participação de 19 diretores, foi realizado na Secretaria Municipal de Educação com a presença da secretária municipal, Nilvanês Jobim e da professora Gleci Costa, do Setor de Controle Escolar, que explicou como é feito o levantamento. O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Ele é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

Todos os recursos utilizados pela educação são baseados no Censo Escolar como: merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Durante o censo as escolas fornecem dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar. (Texto e foto: Paulo Elmano Borges).